Diferença entre AVCB e CLCB
- Rogério Cesar Borges

- 6 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Para você que está pesquisando sobre CLCB e AVCB e gostaria de saber a diferença entre essas licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros, vamos resumir de forma bem clara e simples.
O CLCB é para imóveis menores e por esse motivo a instrução técnica do corpo de bombeiros – IT 42, diz que esses imóveis menores e de menor risco só precisam ter extintores e placas e se possuir 3 pavimentos precisam ter luminárias de emergência.
O corpo de bombeiros não faz a vistoria para liberar a licença, no entanto como garantia ele solicita que um engenheiro comprove que os equipamentos de incêndio estão instalados de acordo, e o comprovante disso é a ART (anotação de responsabilidade técnica) emitida somente por engenheiro.
Esse documento é enviado ao corpo de bombeiros pelo sistema Via Fácil junto com os outros documentos que fazem parte do processo.
No entanto mesmo após a licença obtida o corpo de bombeiros pode em algum momento vistoriar o imóvel, pois as vistorias de CLCB são feitas por amostragem.
O AVCB é um pouco mais complexo, ele trata de imóveis com área maior que 750m2 e se você está tirando pela primeira vez podemos dividir o processo em 2 etapas.
A 1ª etapa seria a de aprovar o projeto, ou seja, desenhar na planta todos os equipamentos de incêndio que serão instalados, por se tratar de um imóvel considerado de risco maior, outros elementos de segurança são necessários, alguns deles são os hidrantes, sistema de alarme com detector de fumaça e sprinkler, a instalação desses equipamentos vai depender do risco da atividade desenvolvida naquele imóvel.
Após elaborado a planta de incêndio esta é enviada ao corpo de bombeiros para aprovação, se aprovado ai entra a 2º etapa.
A 2ª etapa seria a de implantação de tudo que está no projeto, isso por que o corpo de bombeiros ao fazer a vistoria irá com a planta aprovada e conferirá se esta tudo de acordo com o projeto e se tudo está funcionando corretamente.
Se o corpo de bombeiros não aprovar a vistoria, eles enviarão um comunicado descrevendo o que precisa ser ajustado, caso aprove, o passo final é o de enviar todos os documentos que fazem parte do processo, basicamente são as ARTs, formulários e laudos técnicos.
Após isso só aguardar sua licença ser emitida.
Se ficou alguma dúvida ou se deseja obter algumas dessas licenças, pode entrar em contato com a gente que vamos te ajudar.

Comentários